Tutorial indicado a usuários de nível médio a iniciantes.
FAQ:
O que é root?
R: O linux e por seguinte suas distros tem o padrão de restringir ações de modificação do sistema, mas diferentemente de sistemas semi-fechados (Windows, IOS etc) há a possibilidade de alterar aspectos bem restritos ao usuário que tem essas permissões se dá o nome de superuser/superusuário e só ele pode mexer permissões root.
Mas o android não é distro linux, por que ele não tem acesso ao root nativamente?
R: O android começou uma nova era para o linux, no caso no smartphones, claro há outras distros como o maemo, mas nenhuma se tornou tão popular. O problema reside que entraram um terceiro e uma quarto integrante nessa história (além do programador/criador de programas linux e do usuário), que são os desenvolvedores dos aparelhos (smartphones, tablets, pc's etc) e as operadoras, estes não aceitariam algo 100% livre em seus aparelhos então deixaram uns "45% livre", o problema é que o root está nos "55% não livre" e com ele apto a taxa de liberdade sobe para uns "90%"
Hum esses 90% de liberdade me diz que poderei fazer mais coisas, quais seriam?
R: Não dá pra listar todas, mas há apps e mais apps no market (ex.: shot me, titanium backup, vários apps de Tethering) uma boa lista se encontra aqui
http://mobile.jack-frost.co.uk/best_android_root_apps.php
O ponto é que o próprio Google no market hospeda apps que necessitam e fazem root, então o próprio "nas entrelinhas" meio que aceita o fato. De funcionalidades temos do mais simples tirar fotos da própria home, até usar o android como emissor de dados de rede (modem).
Mas acessar o root é padronizado?
R: Não, existem vários métodos alguns mais direcionados para um único aparelho, outros mais generalizados e num mesmo aparelho com versões diferentes há a possibilidade de um app rooteador não funciona em uma
Como proceder:
- São necessários os apps Z4root, titanium backup (incluso busybox) e um app explorer de cartão sd (indico o Astro file manager)
- Primeiramente baixe todos apps (.apk)
-
Atencão! O Z4root não tem versão mais no market, então já saiba se for baixar de terceiros fique atento a procedência de onde baixou, muito mais agora, já que o acesso ao root, superuser, tem controle praticamente total do aparelho, outros programas poderão aproveitar essa brecha.
- Para servir como uma garantia baixe o titanium backup (pode ser a versão free), o mesmo pedirá para baixar o busybox (no pacote do Z4 ele também vem incluso). A grande diferença para versão paga que nela você poderá fazer vários backups de apps, já na free só um. Mas utilidade de upps é meio que contornada em safe list, futuramente eu explicarei o que são.
Procedimento do Z4 em si
- Com tudo pronto vamos ao procedimento, vá em configurações » apricativos » fontes desconhecidas e marque a caixa (pois o Z4 aqui disponibilizado não é do market), na mesma tela há a opção desenvolvimento clique nela e na primeira opção depuração USB marque a caixa.
- Abra o astro file manager e vá a pasta que você salva seus .apk de terceiros.
- Procure o .apk do Z4root e instale-o, dependendo do aparelho isso pode demorar muito da primeira vez (aconselho até fazer com boa carga, não plugue o aparelho no pc via usb, pois o mesmo achará que é um novo hardware por causa do modo de depuração).
- Depois das mensagens ela indicará se o aparelho está rootiado. Vale citar que há duas opções de root na versão mais atual desse programa (uma que é o root temporário, "desligou ligou sai o root" e outra na qual só pelo próprio programa se sai do root).
Procedimento do Titanium Backup e Busybox
- Execute o titanium backup (você notará que um outro app aprecerá, no caso é o superuser que já vem junto no pacote do Z4, ele vai lhe avisar que o titanium quer acessar o root, eu não marco a caixa de sempre aceitar, mas aí é seu critério, permita o acesso ele vai abrir a tela padrão.
- O titanium backup pedirá para baixar o busybox (ele mesmo faz esse procedimento). Após isso você já poderá explorar mais apps. Aparecerá a tela de Visão geral, lá em cima há o botão dela e o que mais nos interessa o "backup e restauração", clique nele e aparecerá todos os apps do seu aparelho você poderá interagir com todos (mesmo os restritos, da operadora, da fabricante), como principal fato você poderá apaga-los, coisa que não é possível de se fazer com um user comum.
- Mas atenção há apps (que mesmo que você acha que não tem função) que são essenciais ao aparelho, se você deletar algo errado poderá ferrar o seu aparelho, aí só intalando um nova rom (limpa padrão/ou customizada).
- Na duvida procure no google por safe list + nome do seu aparelho + root.
Como exemplo de uma safe list, vai a minha (xperia X10a com android 2.1 da operadora Vivo):
100% de certeza todos os apps da vivo (vivo store, vivo busca), moxier mail, officesuite, wisepilot (uhm esse deu pena), todos os jogos que vem por padrão.
Com ressalvas (80%) teclado japonês, coreano, chinês, app do orkut, calculadora
Downloads
Z4root:
Titanium Backup + busybox:
Eu prefiro o Astro, ou Oi file manager ao explorer que vem por padrão, mas qualquer um serve para vasculhar o SD
Créditos: Mauro Bruno